Por onde estudar Anatomia Humana? Mais de 20 recursos

Por sorte, dispomos de diversos recursos físicos e digitais para estudar anatomia humana: livros, sites, vídeos, apps e outros. Aceite o desafio e aprenda anatomia!

Assim como o sistema biológico dos seres vivos no geral, o corpo humano dispõe de uma série de particularidades relacionadas que garantem e determinam funções. Por esse motivo, estudar anatomia humana pode ser desafiador desde o início da graduação nos cursos de saúde. Para nossa sorte, não faltam opções as quais podemos recorrer para assimilar esses novos conhecimentos (algumas delas gratuitas, afinal). 



Reunimos neste artigo uma lista recheada com livros texto, atlas, sites, apps e vídeos!

Por onde estudar Anatomia Humana

Não deixe de ler também nossa outra lista: Bons Livros para Cirurgiões: 12 Dicas de Leitura.

Os clássicos Livros texto e Atlas de Anatomia

Logo ao pisar na universidade, o estudante já adquire ou consegue uma cópia virtual de algum livro de anatomia (geralmente o nosso querido Netter). Sem dúvida, boas descrições e belas ilustrações proporcionam uma boa visualização e sistematização das estruturas anatômicas.

Netter, Atlas de Anatomia Humana – esse clássico livro de anatomia conta com as brilhantes ilustrações de Frank Netter, desenvolvidas em aquarela. São diversas pranchas com visões esclarecedoras das principais estruturas anatômicas.

Moore, Anatomia Orientada para a Clínica – é um dos livros texto de anatomia mais usados. Possui uma linguagem simples e clara somada a boas ilustrações. O livro organiza e esquematiza informações de forma objetiva sempre citando correlações clínicas importantes.

Thieme Atlas of Anatomy – esse é um atlas em inglês, dividido em três volumes. Possui ilustrações técnicas bonitas com muitos detalhes. Também organiza as estruturas anatômicas de uma forma lógica, o que facilita o aprendizado.

Bourgery, Atlas of Human Anatomy and Surgery – o mais antigo da lista. Bourgery começou a trabalhar neste livro em 1830, com a importante contribuição do artista Nicolas Henri Jacob (1782-1871). As ilustrações foram feitas à mão, todas por litografia. Trata-se de um atlas muito bonito, com figuras de saltar aos olhos. De ficar o dia inteiro folheando.

Atlas Fotográfico de Anatomia Humana – faz sentido também vermos imagens mais realistas, as fotos. Esse livro, por Yokoshi, traz fotos de dissecções e imagens de TC e ressonância para representar de forma ainda mais fidedigna a anatomia humana.

Gray, Anatomia Clínica para Estudantes – outro livro texto moderno, com informações precisas e selecionadas. Também conta com correlações clínicas importantes e bons desenhos esquemáticos das principais estruturas anatômicas.

Sobotta, Atlas de Anatomia Humana – outro atlas de anatomia amplamente utilizado. Já na sua 34a edição, agora conta com um estudo de caso clínico por capítulo.

Atlas de Anatomia Humana em Imagens – esse atlas busca representar as estruturas anatômicas por meio de imagens de tomografia ou ressonância magnética.

Sites interativos sobre Anatomia Humana

Alguns sites disponibilizam gratuitamente ilustrações, imagens em 3D, fotos de dissecções e até imagens tomográficas comentadas. São ferramentas menos exploradas que os livros mas que trazem consigo grande potencial para quem quer estudar anatomia humana.

Henry Gray, Anatomy of the Human Body – o famoso livro Gray’s Anatomy of the Human Body, agora em dominio público e totalmente virtual! São mais de 1.240 brilhantes ilustrações por Henry Vandyke Carter. Apesar de ser um conteúdo de 1918, ainda merece destaque como uma das principais literaturas em anatomia humana.

Radiopaedia – Talvez o maior site de radiologia da internet que reúne estudos de casos, artigos e tutoriais. Todo dia um caso novo que ressanta os principais achados radiológicos (e anatômicos) de patologias raras e comuns. Ótimo referencial para prática cotidiana.

VH Dissector – esse site reúne fotos de dissecções anatômicas. O conteúdo teórico fica à esquerda, relacionado com as fotos das estruturas importantes marcadas à direita.

Neurosurgical Atlas – outro site que traz diversas fotos de dissecções, agora focado em neurocirurgia. Algumas referências consideral esse atlas virtual como um “bíblia” da neurocirurgia. Você também vai encontrar ilustrações, animações, conteúdo teórico e mais.

Inner Body – é um site criado por uma equipe de pesquisadores que permite a visualização do corpo humano em 3D. Possui um bom conteúdo com diversas correlações clínicas importantes.

Homo sapiens dissecatus – Um site mais antigo, mas único por mostrar fotos de dissecções seccionais do corpo humano. Perfeito para comparar com imagens de TC ou RNM, o que também é disponibilizado na plataforma.

Lonestar, Anatomy and Physiology – essa plataforma reúne uma porção de outros recursos como atlas, tutoriais e aplicativos não só de anatomia, mas também de outras áreas, como fisiologia e imunologia.

Aplicativos na palma da mão

A maioria de nós, estudantes, possuímos um smartphone (Android ou IOS). Existem aplicativos gratuitos e pagos que permitem a visualização das estruturas anatômicas. Alguns fornecem inclusive questões breves (flashcards) para trabalhar a fixação do conteúdo.

Teach Me Anatomy [Android . IOS] – é uma referência para estudo de anatomia. Reúne conteúdo texto, modelos 3D e ainda um amplo banco questões para fixar o conteúdo. Completo e interativo.

Visible Body [Android . IOS] – um dos primeiros e mais renomados aplicativos com versão em 3D do corpo humano. Permite visualizar as estruturas, marcar, ocultar, isolar e aprender com vídeos e textos sobre o assunto. Muito completo.

Anatomia, Atlas 3D [Android . IOS] – outro app que representa o corpo humano em 3D. Um pouco menos completo que o anterior, mas ainda merece ser citado como uma boa referência para quem quer algum app no celular.

Anatomy Ninja [Android . IOS] – Um pouco mais informal, esse app é um joguinho de anatomia que ajuda a memorizar os nemes das estruturas.

e-Anatomy [Android . IOS] – trata-se de um app muito completo que possui ilustrações e imagens de TC e RNM comentadas e marcadas. Muito interessante quando temos dúvidas na interpretação de exames de imagens.

Youtube e as aulas online!

Para quem não tem tanta afinidade com a leitura, também temos as aulas online. Muitos canais disponibilizam conteúdo de dissecções e aulas teóricas de forma gratuita no Youtube.

Anatomia Kura – nesse canal o professor Gustavo Graeff Kura e seus colaboradores disponibilizam vídeos de peças anatômicas dissecadas em verdadeiras aulas de anatomia online.

Anatomia Fácil com Rogério Gozzi – de forma objetiva, clara e divertida, Rogerio Gozzi ensina anatomia humana em diversas aulas curtas.

Anatomia e Arte – aulas concisas e objetivas sobre fisiologia, anatomia (dissecções e teoria) e curiosidades sobre o corpo humano.

Kenhub – um canal em inglês que reúne mais de 700 vídeos curtos que explicam conceitos anatômicos de forma clara e objetiva.


Caro leitor, espero que essa seleção de materiais seja útil para guiar o seu conhecimento nessa jornada. Que você aprenda muito para transformar o seu conhecimento em algo que torne o nosso mundo melhor!



João Elias

João Elias

Médico pela Universidade Federal de Goiás. Cirurgião pelo Hospital Alberto Rassi. Residente de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital do Câncer Araújo Jorge. Ilustrador Médico com foco em Anatomia e Cirurgia. Fundador e mantenedor do Café Cirúrgico.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários