Plasma-Lyte: O melhor cristaloide?

O Plasma-Lyte possui 98 mEq/L de Cloreto, 140 mEq/L de Sódio, 5 mEq/L de Potássio, 3 mEq/L de Magnésio. Solução balanceada muito utilizada no transplante.

O Plasma-Lyte é um cristaloide Isotônico (294 mOsm/L) e possui características mais próximas que a do plasma sanguíneo: 98 mEq/L de Cloreto, 140 mEq/L de Sódio, 5 mEq/L de Potássio, acrescidos de 3 mEq/L de Magnésio. Além disso, 23 mEq/L de Gliconato e 27 mEq/L de Acetato se juntam ao Cloreto para contrabalancear as cargas positivas. Atua também como uma solução alcalinizante (pH 6, 5 – 8, 0).



O Plasma-Lyte

Plasma-Lyte: O melhor cristaloide?

Dessa forma, o Plasma-Lyte é uma solução mais balanceada muito utilizada em circulação extracorpórea, isquemia fria e transplante multivisceral. Apesar de tudo, possui alto custo e não possui benefício quando utilizada para reposição de grandes volumes, o que não justifica seu uso corriqueiro para expansão volêmica.

Por não possuir Cálcio em sua composição, pode ser utilizado em concomitância com transfusão sanguínea.

Veja mais:



João Elias

João Elias

Médico pela Universidade Federal de Goiás. Cirurgião pelo Hospital Alberto Rassi. Residente de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital do Câncer Araújo Jorge. Ilustrador Médico com foco em Anatomia e Cirurgia. Fundador e mantenedor do Café Cirúrgico.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários