O que é o Ânion Gap na Acidose Metabólica?

Útil no manejo da Acidose Metabólica, Ânion Gap é a diferença entre as cargas positivas (Sódio) e as negativas (Bicarbonato e Cloro). Mas, Como isso funciona?

Ânion Gap é um conceito útil na avaliação da Acidose Metabólica. Trata-se da diferença entre as cargas positivas mensuráveis (representadas pelo Sódio) e as negativas (representadas pelo Bicarbonato e pelo Cloro):

Ânion Gap (AG) = Na+ – (Cl + HCO3)
Consideramos como Normal valores até 10 mEq/L.

Portanto, a fim de complementar a avaliação da gasometria, a mensuração concomitante desses eletrólitos é de grande valia.

O que é o Ânion Gap na Acidose Metabólica?

Suponha que você está diante de um paciente com sepse. Sua perfusão periférica está comprometida, o que aumenta a produção de Ácido Lático, evoluindo com acidose lática. A fim de manter o equilíbrio acidobásico, o sistema tampão de bicarbonato entra em ação:

Ácido Lático + HCO3 ⇋ Lactato + H2CO3 ⇋ Lactato + CO2 + H2O

A equação acima é deslocada para a direita. A concentração de bicarbonato diminui (por consumo) e surge uma nova carga negativa, o Lactato. Isso mantém estável a quantidade de cargas negativas relativamente estável, sem alteração na concentração de Cloro. Como não colocamos o valor do Lactato no cálculo do AG, podemos perceber um aumento no valor final.

Acidose Metabólica Normoclorêmica, com Anion Gap Aumentado.

Resumindo, percebemos que estamos diante de uma Acidose Metabólica Normoclorêmica com Ânion Gap aumentado! Raciocínio semelhante pode ser aplicado às outras etiologias onde há aumento de ácidos corporais, como a cetoacidose diabética.

Nestes casos, a reposição de bicarbonato é pouco útil, já que o problema não envolve perda de bases.

Mas, como explicar uma Acidose com Ânion Gap Normal?

Agora imagine que você está diante de um paciente que está perdendo bicarbonato por algum motivo (diarreia, fístulas intestinais).

Temos uma acidose metabólica por perda de base. Como o bicarbonato também é uma carga negativa extracelular, o Cloro (a outra principal carga negativa extracelular) precisa aumentar para manter o equilíbrio.

Acidose Metabólica Hiperclorêmica, com Anion Gap Normal.

Dessa forma, ficamos diante de uma Acidose Metabólica Hiperclorêmica, por perda de bicarbonato. Nesses casos, a reposição de bicarbonato está indicada com pH < 7,1 e/ou bicarbonato < 10mEq/L.

Veja mais textos sobre assuntos de UTI!

Esse texto teve como base as seguintes referências: