Marcos é um senhor de 68 anos, consumido, inapetente, com alteração do trânsito intestinal e perda de 18 kg em 2 meses. Na internação, foi diagnosticado com Câncer de Cólon ascendente e está aguardando estadiamento.
Neste caso, não é difícil perceber a necessidade de suporte nutricional para qualquer procedimento, curativo ou não. Há outros casos, entretanto, que essa afirmativa não é tão simples. Para isso, podemos lançar mão de ferramentas básicas mas com grande potencial de trazer melhores resultados no nosso cuidado com o doente. Uma dessas ferramentas é a Avaliação Subjetiva Global.
Avaliação Subjetiva Global
Por meio da Avaliação Subjetiva Global (ASG) é possível avaliar o estado nutricional considerando fatores como perda de peso, alterações na ingestão alimentar, sintomas gastrintestinais, alterações funcionais e exame físico do paciente. O resultado obtido separa pacientes em bem nutrido, com desnutrição suspeita ou moderada, ou gravemente desnutrido.
Na nossa área cirúrgica, aqueles pacientes com desnutrição suspeita ou moderada e os gravemente desnutridos merecem suporte nutricional visando melhores resultados após os procedimentos.
Há versões dessa escala que podem ser impressas e entregues aos próprios pacientes, podendo ser aplicadas na sala de espera, por exemplo. Essa é a Avaliação Subjetiva Global produzida pelo paciente (ASG-PPP).
Veja também: Qual a Necessidade Calórica do paciente cirúrgico?
Leitura recomendada
- Francine C. Estado nutricional segundo avaliação subjetiva global produzida pelo paciente de acordo com a localização do tumor. Nutricion Clinica y Dietetica Hospitalaria. 2016;(4):13-19.