Há espaço para o ChatGPT na Cirurgia?

Quais as aplicações e os perigos da implementação do ChatGPT na Cirurgia? Veja como a Inteligência Artificial não pode substituir o Cirurgião.

A inteligência artificial (IA) vem crescendo de forma rápida nos últimos anos. Atualmente, o ChatGPT tomou o destaque das discussões, em especial quanto à sua implementação na saúde, inclusive nas áreas cirúrgicas. Vamos discorrer sobre as possíveis aplicações e os problemas do ChatGPT na Cirurgia.



Há espaço para o ChatGPT na Cirurgia?

O que é ChatGPT?

O ChatGPT (Generative Pre-trained Transformer) é um modelo de linguagem avançado desenvolvido pela OpenAI, por meio de deep learning, método mais evoluído da inteligência artificial. É capaz de assimilar e reproduzir os detalhes e as complexidades da linguagem humana para responder perguntas, criar diálogos, traduzir textos, redigir conteúdo, entre outras aplicações.

Em sua versão atual (ChatGPT/GPT-4), a ferramenta permite entrada de imagem e de texto, o que trouxe impactos mais evidentes para as áreas da saúde.

Veja mais no vídeo:

Olhar Digital

Possíveis Aplicações do ChatGPT na Cirurgia

Medicina Baseada em Evidências – O ChatGPT pode ajudar os cirurgiões a acessar rapidamente a literatura médica mais recente, pesquisas e diretrizes clínicas relevantes para tomar decisões informadas e baseadas em evidências. Além disso, há artigos importantes publicados que foram criados com auxílio da ferramenta!

Investigação Diagnóstica – O chat visa permitir a análise do histórico médico dos pacientes, dos achados laboratoriais e dos recursos de imagem para fornecer possíveis diagnósticos diferenciais e, posteriormente, um plano de tratamento personalizado.

Planejamento Cirúrgico – A ferramenta ainda pode fornecer informações sobre opções de tratamento, possíveis complicações e estratégias de abordagem cirúrgica para cada paciente em específico. Isso pode auxiliar os cirurgiões na formulação de planos de tratamento mais precisos e personalizados.

Registro de Informações – De acordo com o artigo “When Precision Meets Penmanship: ChatGPT and Surgery Documentation“, o chat vem sendo usado para auxiliar no registro e descrições cirúrgicas, o que promete maior agilidade, eficiência e acurácia.

Treinamento de novos cirurgiões – O ChatGPT pode servir como uma ferramenta de treinamento para estudantes de medicina e residentes em cirurgia, permitindo que eles simulem cenários clínicos, pratiquem habilidades cirúrgicas e obtenham respostas para suas perguntas em tempo real.

Veja outros usos do ChatGPT na Medicina:

The Medical Futurist

Riscos e Limites do ChatGPT na Cirurgia

Informações Incompletas ou Desatualizadas – O ChatGPT pode gerar respostas baseadas em padrões estatísticos aprendidos a partir dos dados de treinamento, mas ele não possui uma verdadeira compreensão e contexto. Isso pode levar a respostas imprecisas ou inadequadas, especialmente em cenários médicos complexos.

Segurança de dados – Utilizar tais modelos de linguagem no contexto médico levanta preocupações legais e éticas, como a privacidade dos pacientes e a segurança dos dados. É essencial garantir a proteção dos dados dos pacientes! Qualquer que seja o sistema de inteligência artificial usado, ele deve estar em conformidade com as regulamentações pertinentes.

Dependência e Superdependência – O uso excessivo do chat ou de outras ferramentas afins pode levar a uma redução das habilidades de pensamento crítico e tomada de decisão entre os profissionais de saúde. Lembre-se: o profissional é você, não o computador! Veja o próximo tópico…

A Inteligência Artificial não substitui o Cirurgião!

A inteligência artificial é uma ferramenta recente, com crescimento exponencial que pode assustar. Mas a IA não substitui de forma alguma o raciocínio clínico médico. O exame físico, a capacidade de tomada de decisão em momentos de emergência, a humildade, a empatia e a responsabilidade diante do tratamento são características intransferíveis do médico. Em nosso caso, do Cirurgião!

Veja também: Como ser o Melhor Cirurgião?

É provável que o ChatGPT seja integrado à prática cirúrgica como uma ferramenta de apoio para auxiliar cirurgiões qualificados em suas atividades. Assim como um bisturi, o ChatGPT e as outras ferramentas com Inteligência Artificial devem ser usados com competência para alcançar mais benefícios que malefícios.

Portanto, aproveitemos as novas tecnologias para crescermos como bons cirurgiões!

Saiba mais…

Dave T, Athaluri SA, Singh S. ChatGPT in medicine: an overview of its applications, advantages, limitations, future prospects, and ethical considerations. Front Artif Intell. 2023

Sallam M. Chatgpt utility in healthcare education, research, and practice: systematic review on the promising perspectives and valid concerns. Healthcare. 2023

Robinson A, Aggarwal S. When precision meets penmanship: chatgpt and surgery documentation. Cureus. Published online June 17, 2023.



João Elias

João Elias

Médico pela Universidade Federal de Goiás. Cirurgião pelo Hospital Alberto Rassi. Residente de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital do Câncer Araújo Jorge. Ilustrador Médico com foco em Anatomia e Cirurgia. Fundador e mantenedor do Café Cirúrgico.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários