Cirurgiões são Médicos! Não apenas técnicos

As habilidades médicas não devem se perder após a cirurgia. Elas são fundamentais para nos fazer verdadeiros cirurgiões. Cirurgiões são Médicos!

Caro leitor, cirurgiões são médicos. Seis anos de medicina, somados a três anos de cirurgia geral e mais dois/três anos de subespecialidade, sem contar os possíveis fellows. São necessários no mínimo oito anos para se formar um Cirurgião. É tempo demais para ser resumido em apenas “corte e costura”.



Cirurgiões são Médicos, não apensas técnicos

Nós, cirurgiões, atendemos pacientes com infindáveis variáveis, relacionadas à ele próprio, à doença ou ao seu círculo social. Não é só a habilidade técnica que define um perioperatório bem sucedido. É necessário conhecimento teórico, soft skills, hard skills, sagacidade, curiosidade, criatividade, inovação, clareza moral, liderança, humildade…

Vimos isso aqui: Como ser um Bom Cirurgião? Paciência, Coragem e Discernimento.

Somos médicos, não técnicos. A doença cirúrgica não é exclusivamente cirúrgica. E quando a ciência se move para além dos limites da sala de cirurgia, hesitamos em segui-la.

Atul Gawande

Cirurgiões são Médicos

Diabéticos demandam controle glicêmico. Cardiopatas idosos não podem ser hiper-hidratados. Ressecções oncológicas podem se beneficiar de adjuvância. Obesos podem fazer eventos tromboembólicos.

Cada ação cirúrgica pode receber influência ou influenciar os vários os órgãos e sistemas do organismo humano. A exemplo, a própria REMIT (Resposta Endócrino, Metabólica e Imunológica ao Trauma).

Mas… Não é só solicitar um parecer?

A medicina vem se ramificando em caixotes de conhecimento. O que é ótimo, pois permite o avanço do conhecimento em cada uma dessas áreas! Mas o paciente não pode ser dividido! Quando fazemos uma colecistectomia, o coração não fica em casa se escondendo do pneumoperitônio.

Portanto, como Gawande disse, “a doença cirúrgica não é exclusivamente cirúrgica“. As habilidades médicas não devem se perder após a cirurgia. Ao contrário, elas são fundamentais para nos fazer verdadeiros cirurgiões!

Veja também

Gawande AA. Creating the educated surgeon in the 21st century. The American Journal of Surgery. 2001.



João Elias

João Elias

Médico pela Universidade Federal de Goiás. Cirurgião pelo Hospital Alberto Rassi. Residente de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital do Câncer Araújo Jorge. Ilustrador Médico com foco em Anatomia e Cirurgia. Fundador e mantenedor do Café Cirúrgico.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários