FAST HUGS BID: Como prescrever um paciente em UTI?

O mnemônico FAST HUGS BED elenca os tópicos chave no manejo do paciente grave na UTI. A versão com foco no paciente cirúrgico será descrita neste texto.

O que é o famoso FAST HUGS BID? Como ele pode ajudar o cuidado com o paciente?



Maria é uma senhora de 57 anos. Há 14 anos, foi submetida a uma Esofagectomia com Transposição Colônica seguida de quimioterapia para tratamento de Câncer de Esôfago. Desde então, vem apresentando internações periódicas devido pneumonia broncoaspirativa com necessidade de intubação com ventilação mecânica em três destes episódios. Há 15 dias, apresentou desconforto respiratório, sendo admitida em PS e evoluindo com intubação em outra unidade hospitalar. É admitida na UTI deste serviço hoje, intubada, sedada, conectada em ventilador mecânico, no modo controlado, estável hemodinamicamente sem necessidade de drogas vasoativas. Em ambiente de Terapia Intensiva, como cuidar desta paciente?

O mnemônico FAST HUG foi proposto há anos pelo grande intensivista Jean Louis Vincent, como uma espécie de checklist dos tópicos chave no manejo do paciente grave em ambiente de terapia intensiva. Mais tarde, Vincent e Hatton atualizaram o mnemônico com acréscimo de novos tópicos, FAST HUGS BID. Diversas versões foram sendo criadas, inclusive, com foco no paciente cirúrgico, que será descrita neste texto.

Como prescrever um paciente em UTI? FAST HUGS BID

Segue o texto com cada tópico, seguido de algumas perguntas que você deve se fazer ao avaliar cada paciente.

Feeding / Alimentação

Como podemos otimizar a alimentação deste paciente? Há boa aceitação da dieta via oral? Há necessidade de suplementação? A dieta está ajustada para a necessidade deste paciente? Há necessidade de dieta por sonda nasoentérica devido à inapetência? Se em dieta zero, há possibilidade de retornar a alimentação? Se em jejum por pouco tempo, está com glicose de manutenção? Há necessidade de nutrição parenteral?

Analgesia / Analgesia

O paciente está sentindo dor? A Analgesia multimodal está sendo empregada? Métodos objetivos ou subjetivos estão sendo usados na avaliação da dor? Cuidado com os Antiinflamatórios Não Esteroidais e procure usar opioides só quando necessário.

Sedation / Sedação

O paciente está confortável ou com RASS -5? Há possibilidade de reduzir a sedação? Procure minimizar o uso de benzodiazepínicos! Se for um paciente idoso, procure medidas para minimizar o risco de dellirium.

Thromboprophylaxis / Tromboprofilaxia

Todo paciente cirúrgico merece profilaxia para tromboembolia venosa, seja ela mecânica ou medicamentosa! Se em uso de heparina, há necessidade de ajuste de acordo com a função renal? Opções alternativas estão sendo usadas para pacientes com alto risco de sangramento? É possível estimular deambulação precoce?

Head-up / Cabeceira e conforto

A cabeceira da cama está elevada? Esse paciente possui risco para broncoaspiração? Se paciente restrito ao leito, ele está sendo mudado de posição a cada duas horas? Há possibilidade de colchão casca de ovo?

Ulcer prophylaxis / Proteção Gástrica

Esse paciente precisa de profilaxia de Úlcera Gástrica de Estresse? Quando podemos suspender a profilaxia? Há sensação de empachamento pós-prandial? Se histórico de úlceras ativas recentemente, há necessidade de Inibidor de Bomba de Prótons em dose plena?

Glycemic control / Controle Glicêmico

O HGT está sendo realizado nos horários corretos? A glicemia deste paciente está no nível adequado (entre 80 e 180 mg/dl)? É diabético com uso de medicações antes da internação? Há necessidade de iniciar Insulina Regular ou NPH de horário?

Spontaneous breathing trial / Teste de Respiração Espontânea

Se intubado, já está na hora do teste de respiração espontânea? De acordo com a clínica e com a gasometria, há necessidade de suplementação de O2? Se sim, em cateter nasal, máscara ou suporte de ventilação com VNI? Se em oxigenioterapia, há possibilidade de desmame?

Bowel movement / Trânsito Intestinal

Há quantos dias este paciente está sem evacuar? Se em pós-operatório, lembre-se do íleo adinâmico! Há necessidade de dieta laxativa ou de soluções medicamentosas? A deambulação está sendo estimulada? Se já está com algumas medidas, elas estão surtindo efeito ou precisam de otimizações?

Indwelling catheter / Cateteres e Sondas

A Sonda Vesical de Demora ainda é necessária? Acessos Venosos Centrais já podem ser removidos? Medicações podem ser convertidas de endovenosas para via oral, visando remoção de acessos periféricos?

Drug de-escalonation / Descalonamento de antibióticos

Foram coletadas culturas antes do início da antibioticoterapia? De acordo com o antibiograma, há possibilidade de descalonamento? Até que dia será necessário manter o antibiótico?


Veja mais artigos sobre assuntos de UTI!

Esse texto foi baseado no seguinte artigo:



João Elias

João Elias

Médico pela Universidade Federal de Goiás. Cirurgião pelo Hospital Alberto Rassi. Residente de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital do Câncer Araújo Jorge. Ilustrador Médico com foco em Anatomia e Cirurgia. Fundador e mantenedor do Café Cirúrgico.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments