Bons Livros para Cirurgiões: 12 Dicas de Leitura

12 Dicas de Bons Livros para Cirurgiões enfrentarem o seu dia pesado com mais leveza, produtividade, aprendizado e desempenho.

Quais seriam os melhores livros para Cirurgiões? Desde cedo na medicina somos imersos em pesados livros teóricos sobre anatomia, fisiologia, semiologia, patologia etc. Depois vêm os de clínica médica, clínica cirúrgica, junto aos cursos preparatórios para as provas de residência. Entramos na cirurgia e vemos livros teóricos mais densos e novos cursos preparatórios… 



Tudo fica muito massante e sobra pouco tempo para uma leitura leve para colocar a mente em ordem. Listei a seguir 12 dicas de leitura que me ajudaram e ajudam a traçar uma rotina mais produtiva e saudável no decorrer da graduação e da residência em Cirurgia.

Bons Livros para Cirurgiões - 12 Dicas de Leitura

1. O Século dos cirurgiões: um pouco de história

O Século dos Cirurgiões, por Jurgen Thorwald
O Século dos Cirurgiões, por Jurgen Thorwald

Nada do que é o nosso cotidiano dentro do centro cirúrgico surgiu do zero. Houve um longo processo de evolução envolvendo grandes cientistas e cirurgiões que quebraram os paradigmas de suas épocas para mudar o futuro da cirurgia.

Para escrever este livro, Jurgen Thorwald realizou dezenas de estudos e pesquisas, desde a cirurgia pré-anestésica, passando pelo desenvolvimento das técnicas anestésicas, a descoberta dos germes e a criação das técnicas de antissepsia.

Confira na Amazon aqui.

2. O físico: para entender o conhecimento

O Físico, por Noah Gordon
O Físico, por Noah Gordon

O Físico retrata a jornada de Rob J. Cole, um jovem que deseja se tornar médico no século XI, época dos cirurgiões-barbeiros. Rob sai da Inglaterra medieval, onde acompanha um cirurgião de métodos duvidoso, e parte em direção ao Oriente, disfarçando-se de judeu e se aprendendo novos idiomas. Lá ele começa a aprender Medicina com o famoso Avicena.

Trata-se de uma verdadeira epopeia de um médico medieval. É desse livro a frase: “O conhecimento é como uma parede construída pela contribuição de várias mentes com um tijolo. Este servirá de suporte para o próximo tijolo e assim por diante“.

Confira na Amazon aqui.

3. Médico de Homens e de Almas: a quem ajudar?

Médico de Homens e de Almas, por Taylor Caldwell
Médico de Homens e de Almas, por Taylor Caldwell

Neste livro, Taylor Caldwell relata a história de Lucano (ou Lucas), o médico de coração generoso. Lucas testemunha o sofrimento, a angústia, as doenças impiedosas mesmo em pessoas inocentes, pobres e oprimidas. Experimenta a dúvida e a desesperança até que compreende Deus.

Trata-se de outra epopeia de um médico, focado no processo saúde-doença diante de Deus. Nesse livro é citada a frase: “Seguramente Deus escolhe seus servos ao nascerem, ou talvez antes mesmo do nascimento” de Epicteto.

Confira na Amazon aqui.

4. Top knife: a prática no front

Top Knife: The Art & Craft of Trauma Surgery
Top Knife: The Art & Craft of Trauma Surgery

Saindo um pouco das histórias e estórias, vamos falar de Trauma! Este livro aproveita a ideia do Top Gun, uma escola de pilotos de caça de ponta, para trazer dicas e formar cirurgiões de ponta. Com uma linguagem muito objetiva e divertida, o livro traz passos e mindsets importantes a serem tomados no trauma visando salvar a vida do paciente.

Como estancar sangramentos? Como abordar o pescoço? Como fazer o controle de danos? Como abordar lesões intestinais? O livro responde todas essas questões pensando na prática, não só na teoria. Sem dúvida uma leitura obrigatória para todo Cirurgião Geral.

Confira na Amazon aqui.

5. Mortais: para aprender a lidar com a morte

Mortais: Nós, a medicina e o que realmente importa no final, por Atul Gawande
Mortais: Nós, a medicina e o que realmente importa no final, por Atul Gawande

Mortais é um livro fascinante escrito pelo ilustre cirurgião Atul Gawande. Apesar do avanço da medicina, há males ainda incuráveis. Os seres humanos ainda morrem. Faz parte da formação do cirurgião saber lidar com a morte e fugir da triste distanásia. Precisamos aprender a cuidar, além de tratar. O livro traz a vivência do autor e nos convida com pistas para lidarmos sabiamente com a finitude humana.

Confira na Amazon aqui.

6. Último sopro de vida: um banho de água fria

O Último Sopro de Vida, por Paul Kalanithi
O Último Sopro de Vida, por Paul Kalanithi

Outro livro sobre morte. Mas este é diferente. Paul Kalanithi se tornou um conhecido neurocirurgião. No ápice da sua carreira, ele próprio diagnosticou o seu câncer de pulmão, já avançado. A partir daí, começou a escrever sobre a sua história e o seu dia a dia.

Um banho de água fria porque coloca em questão todas as nossas escolhas pessoais e profissionais até aqui, reforçando como seria um médico que se torna paciente. Este best seller é um livro que atiça nossa capacidade de ter empatia.

Confira na Amazon aqui: versão em inglês; versão em português.

7. Complications: cirurgias complicam!

Complications: A Surgeon's Notes on an Imperfect Science, Atul Gawande
Complications: A Surgeon’s Notes on an Imperfect Science, Atul Gawande

Como é lidar com uma ciência imperfeita? Neste livro, Atul Gawande relata sua experiência com as incertezas médicas e cirúrgicas desde a graduação até a vida como cirurgião. Complicações acontecem, pois a medicina não é uma ciência de certeza. As incertezas se misturam com erros e conduzem a evoluções clínicas inesperadas que geram angústia para médicos e pacientes. Na minha opinião, outra leitura obrigatória para todo cirurgião.

Confira na Amazon aqui.

Veja também um texto relacionado: Erro Médico ou Complicação Cirúrgica: Qual a Diferença?

8. Better: como ser melhor?

Better, Atul Gawande
Better, Atul Gawande

Outro livro de Atul Gawande (meu escritor médico favorito). Agora o autor traz o foco para a jornada de se tornar melhor a cada dia, algo que todos nós cirurgiões almejamos. Como evitar os erros? Como aprender com os erros? Como tomar as melhores decisões para os nossos pacientes? Como a prática se aproxima da perfeição? São as questões discutidas neste livro. É dele a citação: “Better is possible. It does not take genius. It takes diligence. It takes moral clarity. It takes ingenuity. And above all, it takes a willingness to try”.

Confira na Amazon aqui.

9. O poder do hábito: bons hábitos fazem bons cirurgiões

O poder do hábito, Charles Duhigg
O poder do hábito, Charles Duhigg

Neste livro, Charles Duhigg nos conta sobre hábitos, os bons e os ruins. Segundo suas pesquisas, um hábito se desenvolve a partir de três componentes: deixa ou gatilho, rotina ou execução e recompensa. A partir disso, o autor cria exercícios para nos ajudar a criar bons hábitos e a escapar dos maus hábitos. Um livro que promete melhorar nossa produtividade.

Confira na Amazon aqui.

10. Mindset: tenha seu mindset de crescimento cirúrgico

Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, por Carol Dweck
Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, por Carol Dweck

Nesse livro, a psicóloga Carol S. Dweckc conta o que aprendeu com suas pesquisas sobre mindset. Segundo ela existem dois tipos: Mindset Fixo e Mindset de Crescimento. No primeiro, apesar de grandes habilidades, não há motivação para melhorar, há apenas repressão após as derrotas. No segundo, mesmo sem boas habilidades, há um pensamento de resiliência e superação que a faz ser melhor vez por vez, mesmo após as derrotas. Sem dúvida, na residência e na vida profissional é preciso desenvolver um mindset de crescimento para nos superarmos e trazer sempre o melhor para o paciente.

Confira na Amazon aqui.

11. Rápido e devagar: quando pensar rápido e quando pensar devagar?

Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, por Daniel Kahneman
Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, por Daniel Kahneman

Daniel Kahneman foi ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2002. Suas pesquisas, buscando entender como a mente funciona, separaram duas formas diferentes de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Não é difícil fazer um paralelo com a cirurgia. A primeira é valiosa nos momentos de trauma, em que precisamos fazer o melhor aqui e agora. Já a segunda fica para os momentos que demandam decisões a médio prazo: pacientes com comorbidades, doenças eletivas, pacientes oncológicos etc. O livro traz dicas para desenvolver ambas as formas de pensar e escapar das ‘falhas mentais’.

Confira na Amazon aqui.

12. A Bíblia: a Fé é um Alicerce

Bíblia Sagrada NVT
Bíblia Sagrada NVT

Não podia deixar de citar. Num mundo cada vez mais escasso em esperança, precisamos ter a quem recorrer. Precisamos de Fé. Por vezes nós cirurgiões vamos ter que tomar decisões difíceis (outrora consideradas impossíveis) e vamos ter que lidar com as consequências das nossas escolhas.

A jornada do cirurgião é um privilégio árduo e pouco entendido pelos que estão à nossa volta. Uma leitura desse Texto Sagrado, Antigo e Atual vai nos colocar em contato com nós mesmos e com Ele, nos ajudando a ter uma trajetória mais leve e bondosa. “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará” Deuteronômio 31:6.

Confira na Amazon aqui uma versão com tradução mais atual.


Li todos os livros acima com exceção da Bíblia, a qual ainda estou lendo. Posso dizer que todos trazem mensagens importantes e se somam para melhorar o modo como vemos o mundo e a nossa profissão. Espero que esses livros também ajudem você a enfrentar o seu dia pesado com mais leveza, produtividade, aprendizado e desempenho.



João Elias

João Elias

Médico pela Universidade Federal de Goiás. Cirurgião pelo Hospital Alberto Rassi. Residente de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital do Câncer Araújo Jorge. Ilustrador Médico com foco em Anatomia e Cirurgia. Fundador e mantenedor do Café Cirúrgico.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários