Trata-se de um paciente de 41 anos com queixa de disfagia em piora progressiva associada a perda de peso. Inicialmente observou dificuldade para ingerir alimentos sólidos, enfrentando ‘engasgos’ frequentes. Recentemente evoluiu com dificuldade para deglutir alimentos líquidos. Em apenas cinco anos emagreceu cerca de 25 kg, caracterizando-se a Síndrome Consumptiva.
REED do Megaesôfago Chagásico
Foi realizada a Radiografia de Esôfago, Estômago e Duodeno (REED) acima, a qual demonstrou aumento do calibre e tortuosidade do esôfago, com retardo de esvaziamento. Nota-se também a justa relação entre a Sonda Nasoentérica instalada por meio de endoscopia e o Esfíncter Esofágico Inferior que encontra-se contraído devido à Acalasia. Trata-se de um Dolicomegaesôfago ou Megaesôfago Chagásico Grupo IV na Classificação de Rezende.
Esse paciente foi submetido à Esofagectomia Subtotal com Transposição de Tubo Gástrico, um procedimento que envolve três tempos cirúrgicos: toracoscopia, laparotomia/laparoscopia e cervicotomia.
No pós-operatório tardio, o paciente evoluiu com recidiva da disfagia para sólidos devido a estenose da anastomose esofago-gástrica, sendo proposta dilatação endoscópica.
Veja mais textos sobre Esôfago!
Saiba mais sobre Acalásia no link:
- Spechler SJ. Achalasia: Pathogenesis, clinical manifestations, and diagnosis. UpToDate.