O que é a Embolia Gordurosa?

A embolia gordurosa se manifesta com sintomas respiratórios, neurológicos e com petéquias!

A Embolia Gordurosa ocorre quando há partículas de gordura na circulação pulmonar ou periférica após trauma ou cirurgias ortopédicas, sendo responsável por uma mortalidade de 5 a 20%. Se manifesta por meio da Síndrome da Embolia Gordurosa, a tríade: desconforto respiratório, sintomas neurológicos e petéquias.



Sintomas da Embolia Gordurosa

Os sintomas respiratórios são os primeiros, ocorrendo entre 12 a 72h após o trauma. Geralmente os sinais são incidiosos e progressivos com dispneia, taquipneia e hipoxemia. Um êmbolo grande pode provocar um colapso cardiopulmonar.

Os sintomas neurológicos ocorrem em 80% dos casos. Começam com confusão mental e agitação, progredindo com déficits focais, hemiplegia, afasia, convusões e até coma.

As petéquias ocorrem apenas entre 20 a 50% dos casos. São distribuídas pela cabeça, pescoço, tórax, axilas, espaço subconjuntival e mucosa oral. Sempre ocorre na parte anterior do corpo, nunca sendo descrito no dorso.

Outros sinais inespecíficos também são relatados: taquicardia, hipotensão, febre, retinopatia, alterações renais, coagulopatia etc.

Embolia Gordurosa

Veja mais artigos sobre trauma!


Leitura recomendada



João Elias

João Elias

Médico pela Universidade Federal de Goiás. Cirurgião pelo Hospital Alberto Rassi. Residente de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital do Câncer Araújo Jorge. Ilustrador Médico com foco em Anatomia e Cirurgia. Fundador e mantenedor do Café Cirúrgico.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários