O que é a Embolia Gordurosa?

A embolia gordurosa se manifesta com sintomas respiratórios, neurológicos e com petéquias!

A Embolia Gordurosa ocorre quando há partículas de gordura na circulação pulmonar ou periférica após trauma ou cirurgias ortopédicas, sendo responsável por uma mortalidade de 5 a 20%. Se manifesta por meio da Síndrome da Embolia Gordurosa, a tríade: desconforto respiratório, sintomas neurológicos e petéquias.

Sintomas da Embolia Gordurosa

Os sintomas respiratórios são os primeiros, ocorrendo entre 12 a 72h após o trauma. Geralmente os sinais são incidiosos e progressivos com dispneia, taquipneia e hipoxemia. Um êmbolo grande pode provocar um colapso cardiopulmonar.

Os sintomas neurológicos ocorrem em 80% dos casos. Começam com confusão mental e agitação, progredindo com déficits focais, hemiplegia, afasia, convusões e até coma.

As petéquias ocorrem apenas entre 20 a 50% dos casos. São distribuídas pela cabeça, pescoço, tórax, axilas, espaço subconjuntival e mucosa oral. Sempre ocorre na parte anterior do corpo, nunca sendo descrito no dorso.

Outros sinais inespecíficos também são relatados: taquicardia, hipotensão, febre, retinopatia, alterações renais, coagulopatia etc.

Embolia Gordurosa

Veja mais artigos sobre trauma!

Leitura recomendada