Pelos poderes do Soro Fisiológico! Qual a sua composição?

O Soro Fisiológico é o cristaloide de baixo custo; baixa resposta inflamatória; rápida expansão volêmica. Mas e as suas desvantagens? Quais os seus componentes?

Pode correr 500 mL de Soro Fisiológico aberto!

O conhecido Soro “Fisiológico” (SF) é o cristaloide mais usado atualmente. Trata-se de uma solução de Cloreto de Sódio a 0,9%, ou seja 9g de NaCl para cada 1.000 mL de solução, compondo 154 mEq/L de cloreto e 154 mEq/L de sódio.

Possui osmolaridade de 308 mOsm/L, superior à do plasma (290 mOsm/L) e, portanto, Hiperospolar. Além disso, é levemente mais ácido devido ao pH entre 5,5 e 6,2.

O Soro Fisiológico

Vantagens: baixo custo; poucos efeitos adversos; baixa resposta inflamatória; rápida expansão volêmica.

Desvantagens: risco de Acidose Metabólica Hiperclorêmica, especialmente em pacientes potencialmente acidóticos.

Pelos poderes do Soro Fisiológico! Qual a sua composição?

Mas, quanto de Sódio e quanto de Cloro?

Como Sódio e Cloro são elementos com massas moleculares diferentes, é preciso relembrar a tabela periódica e fazer uma “regra de três” simples para destrinchar melhor a composição.

Massa Molecular do Cloro = 35,5
Massa Molecular do Sódio = 23
Massa Molecular do Cloreto de Sódio = 58,5 (39,3% de Na e 60,7% de Cl)

Para cada 1.000 mL de Soro Fisiológico, temos 9g de Cloreto de Sódio e, consequentemente, 5,46 g de Cloro e 3,54 g de Sódio.

Veja também esse artigo no Medscape: Hemorrhagic Shock.