Quanto tempo parar de fumar antes da cirurgia?

Parar de fumar traz melhores resultados cirúrgicos. Mas, quantas semanas antes da cirurgia devo interromper o tabagismo?

Já é conhecido que o ato de fumar contribui para complicações nos pacientes cirúrgicos. Observam-se alterações fisiológicas sistêmicas, atingindo não só a parte respiratória, como também cardiovascular, renal, cicatricial etc. Para minimizar os riscos, preconiza-se a interrupção do tabagismo antes de se submeter a um procedimento cirúrgico. Mas, parar de fumar quanto tempo antes da cirurgia?

Antes de prosseguir, criamos um artigo listando os malefícios do cigarro para as cirurgias. Confira: Tabagismo: 7 formas de como o cigarro pode prejudicar a sua cirurgia.

Quanto tempo parar de fumar antes da cirurgia

Um estudo bem feito que busca esclarecer a pergunta acima analisou três pilares relacionados aos resultados cirúrgicos: competência imunológica, cicatrização da ferida e função pulmonar.

1. Competência imunológica

As substâncias presentes no cigarro, dentre elas a nicotina, contribuem para uma modulação imunológica crônica que facilita o advento de infecções. Ou seja, pacientes tabagistas possuem maiores riscos de infecções intra-hospitalares, como infecções urinárias, pneumonias, infecções de ferida operatória etc.

Observam-se melhorias na resposta imunológica após 2 a 6 semanas de interrupção do tabagismo.

2. Cicatrização da ferida operatória

O tabagismo prejudica a circulação sanguínea no local da ferida operatória e provoca alterações crônicas na qualidade do colágeno. Por esses motivos, ele predispõe a uma cicatrização mais demorada e mais suscetível a complicações, como deiscência, hipertrofia e infecções.

Observam-se uma melhor cicatrização naqueles tabagistas que interromperam esse hábito 3 a 4 semanas antes de suas cirurgias.

3. Função pulmonar

O tabagismo é a principal causa da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, grande causa de mortalidade entre os fumantes. O transporte de muco é lentificado e sua produção, aumentada devido a hiperplasia de células caliciformes.

Observam-se benefícios respiratórios naqueles tabagistas que interromperam esse hábito entre 6 e 8 semanas antes de seus procedimentos cirúrgicos.

Então, quanto tempo de interrupção seria ideal?

Quanto maior, melhor! Veja que os benefícios são observados entre duas e oito semanas (no mínimo). Portanto, visando uma boa cirurgia, com mais chances de sucesso, busque ajuda e pare de fumar 8 semanas antes da cirurgia!

Como ajudar o paciente a cessar o tabagismo?

Os momentos pré-operatórios são importantes para colocar em prática a promoção de saúde. Dessa forma, é preciso não só falar que o paciente precisa parar de fumar. É necessário também oferecer os recursos que dispomos para ajudar em sua jornada. Dentre esses recursos, os produtos de substituição da nicotina (goma, adesivos, balas) devem ser explicados e oferecidos nas consultas pré-operatórias. E não somente isso, é preciso sair da consulta com informações de serviços, grupos e de redes que prestam auxílio àqueles pacientes que desejam parar de fumar.

Só para ter uma ideia de como essas conversas no pré-operatório são importantes. Há uma parcela importante dos pacientes que pararam de fumar definitivamente devido a abordagem correta no pré-operatório. As consultas funcionaram como gatilho e a preocupação com o resultado cirúrgico funcionou como motivação. Já as boas consultas de pós-operatório estimularam a manutenção dessa interrupção.

Portanto, se você que está lendo for um paciente aguardando uma cirurgia, fica a mensagem: pare de fumar, há ajuda para isso. Se você for um profissional de saúde, invista na promoção de saúde, ajude alguém a parar de fumar!

Sugestão de Leitura: