Por que o Soro Fisiológico provoca Acidose Hiperclorêmica?

Quando aumentamos a concentração sérica de Cloro, contida no soro fisiológico, há excreção renal de Bicarbonato, provocando Acidose Hiperclorêmica.

Para contrabalancear a carga positiva do Sódio, o soro fisiológico (salina 0,9%) possui cerca de 154 mEq/L de Cloreto, valor superior à concentração de Cloro encontrado no plasma (por volta de 100 mEq/L).



Como o Cloro e o Bicarbonato são os principais ânions extracelulares, o corpo tende a gerenciar o equilíbrio eletrolítico entre estes dois íons. Logo, quando aumentamos a concentração sérica de Cloro (Hipercloremia), há excreção renal de Bicarbonato, provocando Acidose Metabólica.

Pacientes diabéticos descompensados, grandes queimados, sépticos ou qualquer outra situação onde haja risco de acidose por outros motivos, o SF pode ser deletério e deve ser evitado.

Nesses casos, uma boa alternativa é o Ringer Lactato!

Mas… Ringer Simples ou Ringer Lactato?

Por que o Soro Fisiológico provoca Acidose Hiperclorêmica?

O Ringer Simples também provoca Acidose Hiperclorêmica?

Por mais que possua diferentes íons e menor quantidade de Sódio, o Ringer Simples também possui elevada concentração de Cloreto (156 mEq) a fim de contrabalancear suas cargas positivas, seguindo a mesma lógica fisiopatológica citada acima.


Veja também esse artigo no Medscape: Hemorrhagic Shock.



João Elias

João Elias

Médico pela Universidade Federal de Goiás. Cirurgião pelo Hospital Alberto Rassi. Residente de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital do Câncer Araújo Jorge. Ilustrador Médico com foco em Anatomia e Cirurgia. Fundador e mantenedor do Café Cirúrgico.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments