Paciente de 19 anos, condutor de moto envolvida em colisão contra carro. Admitido no Pronto Socorro sob protocolo de trauma. Socorristas referem perda de consciência no local.
Paciente estável, com sinais vitais normais, acordado, consciente e orientado. Durante exame, paciente queixou de dor abdominal moderada em quadrante superior direito do abdome. Realizado FAST (Focused Assessment With Sonography in Trauma), sem alterações significativas.
Trauma Hepático Grau IV
Realizada Tomografia de Abdome com contraste endovenoso, sendo evidenciadas lacerações hepáticas profundas acometendo os segmentos V, VI, VII e VIII (25 a 75% do lobo ou 1 a 3 segmentos), compatível com Trauma Hepático Grau IV de acordo com a Associação Americana para Cirurgia de Trauma. Observada também pequena quantidade de líquido livre na cavidade peritoneal, de aspecto heterogêneo, sugestivo de hemoperitônio. Tomografias de Tórax e de Crânio sem alterações dignas de nota.
Diante do quadro clínico favorável estável, foi optado pelo Tratamento Conservador (não cirúrgico).
Durante seguimento, o paciente não apresentou deterioração clínica e a hematimetria de horário não evidenciou queda de hemoglobina. Após 72 horas da admissão foi considerada evolução satisfatória do quadro, sendo o paciente encaminhado à enfermaria em bom estado geral.
Veja mais textos sobre Trauma!
Saiba mais sobre Trauma Hepático no link:
- B Christmas A, G Jacobs D. Management of hepatic trauma in adults. UpToDate. 2022.